Primeira Geração do Camaro 1967 a 1969

News - 25 de maio de 2015

A primeira geração do Camaro foi marcada por sua explosão no mercado norte-americano ao superar o lançamento do Ford Mustang, seu concorrente direto. Em 26 de Setembro de 1966 o Camaro foi lançado nas versões cupê duas portas e conversível, destacando-se pelas opções de motores: 6 em linha 3,8 litros de 140 cv de potência bruta, V8 5,35 litros, com configurações de 210 e 275 cv para maior potência, e o clássico V8 5,75 litros, que poderia ter 255 ou 295 cv.

Já no primeiro ano de lançamento foram vendidas 220.906 unidades, chegando posteriormente a um total de 699.138 carros vendidos nos três primeiros anos de existência. Por ser um carro compacto para os padrões da época, foi popularizado como um pony car (carro esportivo compacto com preço acessível). Posteriormente também conquistou o título de muscle car (veículo possante e de grande porte), por disponibilizar versões mais compridas e se encaixar no patamar dos modelos esportivos intermediários.

1967 Camaro RS Conversivel

Foram criadas muitas variações do modelo, sendo possível ter 80 Camaros diferentes e acrescentar por volta de 40 acessórios. A versão SS (Super Sport), por exemplo, tinha motores menos potentes que outros modelos da linha, mas chamava a atenção por seu acabamento especial com faixas decorativas, capô exclusivo, suspensão mais firme, rodas e pneus mais largos.

Propaganda Camaro 1967

Segunda fase da primeira geração do Camaro

Na segunda fase da primeira geração foi lançado aquele que hoje é o mais raro dos Camaros, o Z28 1969. O que o torna tão especial é o fato dessa carroceria só ter sido disponibilizada por um ano, visto que em 1970 começaria a segunda geração. Futuramente esse modelo de 1969 serviu de inspiração para a quinta geração do Camaro.

1969 Camaro Z28

Esses três primeiros anos fizeram história e introduziram o Camaro na vida dos amantes de carros. Na semana que vem falaremos sobre a segunda geração do Camaro e a influência da guerra do Vietnã em sua produção.

Murillo Cerchiari

Hoje trabalho com o que eu mais gosto e me dedico inteiramente a realizar sonhos desses apaixonados por carros clássicos.

Receba carros antigos e novidades no seu email.