Na semana da F-1 na Inglaterra, relembre vitórias marcantes de Senna no Reino Unido

News - 8 de julho de 2015

Ayrton Senna tem uma relação muito forte com a Inglaterra, palco do próximo GP da temporada 2015 da Fórmula 1. Além de competir nas categorias de base do automobilismo no Reino Unido e correr por times ingleses na F-1, Senna também morou em território inglês, mais especificamente em Norfolk, no leste da Inglaterra.

A relação também é especial pelas conquistas: ao todo, foram mais de 40 vitórias em solo britânico, sendo a maioria delas conquistadas nas categorias de base para a Fórmula 1: Formula Ford e Fórmula 3. Aproveitando essa boa relação do brasileiro com os autódromos ingleses, listamos seis vitórias inesquecíveis de Ayrton no Reino Unido.

1- Vitória sem freios dianteiros – Fórmula Ford
A vitória de Senna em Snetterton, circuito localizado a menos de 40 km de Norwich, no leste da Inglaterra, foi uma das mais espetaculares de sua carreira. A prova era válida pelo campeonato de Fórmula Ford de 1982. Largando na ponta, o brasileiro estava com problemas nos freios mas, mesmo assim, seguiu na prova e venceu. Ao chegar nos boxes, os mecânicos verificaram que o freio dianteiro estava gelado e que não fora utilizado.

2- GP da Inglaterra de 1988 – F-1
A primeira e única vez que Ayrton Senna venceu o GP da Inglaterra de F-1. Vencedor de dezenas de provas em Silverstone nas categorias de acesso, Ayrton perseguia essa vitória desde 1984, quando estreou na categoria máxima do automobilismo mundial. Ela veio com contornos dramáticos. Largando apenas em terceiro, Senna caiu para quinto na largada, mas se aproveitou do terreno molhado para dar seu costumeiro show de pilotagem na chuva. Venceu e ainda somou 9 pontos a mais que Prost, seu rival na luta pelo campeonato, que abandonou a prova. Este seria o ano do primeiro título mundial de Senna na F-1

3- GP da Europa de 1993 – F-1
A outra vitória de Senna na Inglaterra na Fórmula 1 veio em 1993, mas a prova era válida como GP da Europa, já que a corrida em Silverstone seria disputada posteriormente. A pista de Donington Park nunca havia recebido a categoria, e era criticada justamente porque ofereceria poucos pontos de ultrapassagem. Ayrton desbancou os críticos da pista e fez aquela que é considerada a melhor volta de todos os tempos ultrapassando quatro carros debaixo d´água na primeira volta. Com a McLaren, Senna venceu as poderosas Williams e ainda colocou uma volta no terceiro colocado.

4- F-3 Inglesa de 1983 – 3ª Etapa
Vindo de duas vitórias nas primeiras etapas da temporada de 1983, Senna teve uma pedra no caminho de seu terceiro triunfo consecutivo. Na última volta em Silverstone, após ultrapassar Martin Brundle com duas rodas pisando sobre a grama, Ayrton viu o extintor de incêndio explodir dentro do seu Ralt83. “Ficou frio pra caramba, lá dentro”, brincou o brasileiro. Ele seguiu adiante e venceu um dia antes de comemorar o seu aniversário de 23 anos.

5-F-3 Inglesa de 1983- 9ª Etapa
Vencedor das oito primeiras provas do campeonato, Senna estava encaminhando a sua conquista do título. Ayrton já havia batido o recorde de Nelson Piquet, que era de seis vitórias consecutivas na F-3 Inglesa, mas o piloto paulista queria mais. Fez a pole position batendo o recorde da pista e, na corrida, cruzou a linha de chegada com mais de 10 segundos para Martin Brundle, ampliando o recorde para impressionantes nove vitórias consecutivas.

6-F-3 Inglesa de 1983 – 13ª Etapa
Após o recorde das nove vitórias consecutivas na F-3 Inglesa, Senna passou por um período difícil onde abandonou as três corridas seguintes. A 13ª etapa era a chance do brasileiro não deixar Brundle ultrapassá-lo no campeonato. Logo no início da prova, Senna e o rival dispararam na frente dos adversários. A tática que o brasileiro usou para se desvencilhar de Brundle foi a mesma que ele aprimoraria nos anos seguintes dentro da F-1: ultrapassava rapidamente os retardatários e deixava eles para o adversário nos trechos mais complicados da pista. Fazendo esta técnica com maestria, Senna vence e o caminho para o título da F-3 Inglesa voltava a ser trilhado.

Publicado originalmente:  Instituto Ayrton Senna

 

Murillo Cerchiari

Hoje trabalho com o que eu mais gosto e me dedico inteiramente a realizar sonhos desses apaixonados por carros clássicos.

Receba carros antigos e novidades no seu email.