Datsun 240Z – Conheça a história deste Nissan

News - 5 de agosto de 2015

O Datsun 240Z foi lançado pela Nissan, uma consagrada empresa automotiva do Japão que usou o nome Datsun no exterior para não remeter ao seu país de origem. Sua linha de cupês esportivos, que no Japão chamava Fairlady, era identificada por Z nos outros países. Assim, o 240Z foi o primeiro carro dessa série, inspirado em esportivos britânicos como o Jaguar E-Type e MGB.

1971 Datsun 240Z
1971 Datsun 240Z

Uma estratégia utilizada, até os anos 1950, para superar a avançada tecnologia industrial do Ocidente, foi montar os carros britânicos da Austin no Japão. Foi assim que, em 20 anos, os japoneses lançaram a série Z, que foi a linha de esportivos mais vendida dentre as gerações passadas e vindouras.

O destaque do Datsun 240Z, que rapidamente fez sucesso, tornando a marca mais conceituada, foi o elegante visual fastback com traseira alta, carroceria comprida e sensual, motor suave de 2300 cc e seis cilindros em linha e suspensão traseira independente.

Posteriormente foi lançado o 260Z, que manteve as principais características do 240Z, mudando apenas o tamanho do motor (que foi aumentado para 2600 cc), o chassi (tornando-se ligeiramente mais forte) e o interior (que foi melhorado). Também foi lançada uma versão de quatro lugares com maior distância entre os eixos. O próximo lançamento da série foi o 280Z, em 1975, com motor de 2800 cc e injeção de combustível (criada especialmente para melhorar o desempenho ambiental).

Datsun 260Z  2+2
Datsun 260Z 2+2
Datsun 280Z
Datsun 280Z

Os carros da série Z são muito procurados ainda hoje, porém poucos exemplares permanecem intactos, visto que são muito vulneráveis à ferrugem. Mas essa característica, apesar de entristecer aqueles que presenciam as desagradáveis marcas do tempo, torna o carro ainda mais especial por ser um modelo atualmente raro.

Murillo Cerchiari

Hoje trabalho com o que eu mais gosto e me dedico inteiramente a realizar sonhos desses apaixonados por carros clássicos.

Receba carros antigos e novidades no seu email.