50 anos do Camaro

News - 14 de maio de 2015

O Camaro foi desenvolvido pela General Motors sob a marca Chevrolet e lançado no mercado Norte Americano em 1966 para concorrer diretamente com o Ford Mustang, na categoria dos carros potentes. Seu lançamento obteve tanto êxito, que já em 1967 foi escolhido como carro de segurança das 500 milhas de Indianápolis.

1967 Camaro ss

Em 1964 a Ford havia criado o Mustang para competir com o Corvair da Chevrolet e conquistado enorme sucesso (o Corvair, apesar de apresentar um novo conceito em carro, não conseguiu crescimento nas vendas). Então a GM percebeu que precisaria agir rápido para superar as vendas da Ford e nomeou seu diretor do Centro de Design, Henry C. Haga, como responsável por criar um carro que combatesse a concorrência. Henry chamou a equipe responsável pelo projeto do Corvair, do Chevy II e do Corvette para auxiliá-lo.

1967 Chevrolet Camaro Z28

A GM entrou em uma corrida contra o tempo! Precisava conseguir colocar o novo carro nas ruas o mais rápido e gastando o mínimo possível. Assim, decidiu deixar de lado os protótipos que incluíam, além do cupê e conversível, um modelo de dois lugares, outro modelo fastback e também uma perua. A solução era oferecer diversas configurações de acabamentos, disponibilizando os motores 6 cilindros em linha 230 cu in (3,8L) e V8 327. Além disso, lançaria os motores 350 (5,7L) com 295 hp e 396 cu in (6,5L) (SS396).

Durante a criação desse carro avaliaram diversas opções de nome. Inicialmente cogitaram Nova, Chaparral e Wildcat. Depois pensaram em Gemini, que fazia referência à General Motors, mas temeram atrelar o nome do carro à marca, visto que existia uma possibilidade do projeto não dar certo e comprometer a imagem da GM. Então surgiu Camaro, que agradava a todos. Quanto ao significado, alguns dizem que é “amigo” ou “companheiro” em francês. Outros afirmam ser uma corruptela do nome de um pequeno camarão em espanhol.

1967 Camaro emblem

Foram cinco gerações de lançamentos, cada qual com a sua peculiaridade, que sacudiram o mercado norte-americano, conquistaram os amantes dos carros clássicos esportivos e fizeram história no mundo do automobilismo. Nos próximos artigos contaremos a história dessas quatro gerações que marcaram época na história do automobilismo.

Murillo Cerchiari

Hoje trabalho com o que eu mais gosto e me dedico inteiramente a realizar sonhos desses apaixonados por carros clássicos.

Receba carros antigos e novidades no seu email.