11 dicas para comprar um carro antigo

Carros & Motos News - 6 de setembro de 2016
Carro antigo

1. Investigue a situação do carro antigo a venda

Você já deve saber que todo carro antigo a venda tem um registro de identificação, também conhecido como número do chassi. Podemos encontrá-lo marcado em peças de metal ou plaqueta de identificação, o bloco do motor também tem sua numeração que e obrigatório estar marcado no documento do carro. Carros mais antigos que não estão marcados ainda tem que fazer uma vistoria para marcação.

Sempre verifique se o número do chassi é igual ao do documento. Dessa maneira, você não correrá o risco de comprar um carro que já tenha sido alterado.

A internet é uma grande aliada para consultar a documentação de maneira simples e gratuita. Você poderá investigar a situação do carro em sites oficiais de Departamentos de Trânsito ou em sites que oferecem esse serviço.

Pergunte ao vendedor se o carro antigo foi importado e peça os documentos de importação (DI). Confirme se ele pagou o IPI cobrado na importação do automóvel.

Confira o passo-a-passo da importação de carros antigos que fizemos no nosso blog.

2. O valor do carro escolhido cabe no seu bolso?

Classic Car

O seu orçamento indicará o tipo de carro que você poderá comprar.

Se você estiver pensando em comprar um carro clássico para dirigir ou para exposição, lembre-se que é um carro antigo e que pequenos ajustes são normais.

Faça uma pesquisa e saiba se você está pronto para as despesas de manutenção de um carro antigo, algumas peças podem ser raras e salgadas.

Às vezes a quilometragem não é um motivo de grande preocupação na sua decisão, tratando-se de uma raridade, muitas vezes o carro já passou por uma restauração e a quilometragem não e mais original. Se o vendedor falar que a quilometragem e original veja se ele tem algum documento que comprove.

3. Escolha o melhor carro antigo para você

1966 Ford Mustang

Escolha um carro antigo que você tenha alguma identificação e avalie o seu tipo de uso de maneira racional, se ocasional ou regular.

Um final de semana romântico poderá acabar mal se você comprar um carro desconfortável e não confiável; excursões em família são impossíveis em carros esportivos com dois assentos; o prazer de dirigir no verão em um conversível é logo esquecido no frio ou em períodos chuvosos do ano.

Sabendo o tipo de carro que atenderá às suas necessidades, você encontrará um modelo perfeito e não o deixará juntando poeira na sua garagem.

4. Procure todas as informações necessárias do carro

Carro Antigo

Pesquise tudo que você puder sobre compra do automóvel, os preços praticados para o modelo em diferentes condições e descubra quais os pontos positivos e negativos.

Na Internet você terá uma infinidade informações sobre o carro e o mercado. Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos e decidir se o carro é realmente para você.

Estamos falando de carros antigos e raridades. Não custa nada perguntar: o automóvel é susceptível a algum problema em particular e o preço do conserto; é fácil encontrar as peças?

Obtenha informações em clubes de proprietários ou fóruns que poderão oferecer informações valiosas. Tente conversar com os atuais donos para conseguir uma clara opinião e visite exposições de automóveis antigos clássicos.

Faça a sua lição de casa!

5. Diga não à ferrugem

Ferrugem

Uma maneira de evitar problemas é olhar para a estrutura do veículo. Busque por ferrugem e pontos podres que podem aparecer em formas de bolhas na pintura. Olhe por baixo do carro, embaixo do carpete e nas caixas de roda.

Notando algum sinal de ferrugem, reavalie a compra ou procure um carro em melhores condições. Um carro enferrujado nunca será mais o mesmo original de fábrica, pois poderá acarretar em uma restauração completa o que não e um problema desde que você saiba o que esta fazendo.

Caso não entenda do assunto, procure um especialista do modelo que você quer comprar. A inspeção evitará uma enorme dor de cabeça no futuro. 

6. Modelos raridade continuam sendo uma obra de arte no mercado de carros clássicos

Carro Raro

Verifique se aquele carro antigo tenha preservado a sua originalidade ou se as peças originais foram alteradas.  

Você sabia que para conseguir o certificado de originalidade é necessário 80% das peças originais? Caso a sua ideia for conquistar a famosa placa preta, avalie se está em condições. 

Saiba que é possível restaurar uma raridade mesmo que não tenha a maioria das peças originais com ajuda de um profissional especializado. Com paciência e dinheiro você poderá ter um bom retorno do investimento, especialmente se for um automóvel raro.

7. Inspeção mecânica e um test-drive

Motor

Considere uma inspeção mecânica feita por um mecânico certificado que dará um diagnóstico das condições do carro.

Dezenas de problemas podem estar escondidos em um simples test-drive e não serem descobertos como evidência vazamentos de fluídos, as condições do freio, o sistema de resfriamento, a parte elétrica, pneus gastos e a estrutura do carro.

O mecânico poderá estimar os custos do conserto e você utilizar como poder de barganha na negociação com o vendedor.

Faça um test-drive para sentir o carro e ter uma ideia inicial. Dirija em uma rota predeterminada que inclua subidas, solavancos, buracos para pegar algum problema de suspensão e revelar questões sobre o desempenho do motor.

8. Sua experiência no interior do veículo

Classic Car

Tenha certeza se o interior do automóvel não foi adaptado ou pelo menos está nos padrões originais de fábrica. Algumas peças do interior de um carro antigo são raras e importadas, podendo pesar no seu bolso, além da dificuldade em encontrá-las no mercado.

Conheça os hábitos do antigo dono, o tipo de uso ou no caso se for fumante poderá ter um odor desagradável e muitas vezes difícil de eliminar.

Entre no carro, experimente, veja se está confortável, observe os bancos se estão rasgados, afundados ou soltos. Examine os comandos elétricos do painel e luzes indicadoras. Água ou umidade embaixo dos carpetes indicam problemas na vedação ou furos no assoalho.

9. Desconfie se alguém pedir o pagamento antecipado

Car Dealer

Você já fez um exame minucioso do carro sem envolver dinheiro e checou a documentação para saber se há alguma pendência nos órgão de trânsito.  

Agora é aquela parte burocrática da venda que é a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), que fica no verso do Certificado de Registro de Veículo (CRV), também conhecido como DUT, que você irá receber ao comprar o seu carro.

O vendedor só assina o CRV quando confirmar o pagamento do valor acordado na negociação. Só assim ele irá preencher todos os dados, reconhecer a firma em cartório e entregar o documento para você. É sua responsabilidade transferir a posse do veículo.

Você também pode fazer este processo burocrático com um especialista neste assunto.

10. Examine o carro com calma e evite locais com pouca iluminação

Inspeção Carro Antigo a Venda

Não tenha pressa em examinar o carro, cada carro antigo é um clássico e é único.

Em dias chuvosos é difícil enxergar algumas avarias no veículo e provavelmente, você não terá tempo suficiente para perceber todos os detalhes. Evite olhar o carro a noite ou em locais escuros, prefira dias claros. Leve alguma pessoa de confiança com você que poderá ajudá-lo na vistoria.

Dessa forma, você evitará surpresas no futuro e terá mais confiança na sua decisão.

11. Leve um profissional que entenda do assunto

garage-classic-car

Dependendo da particularidade do seu clássico, você precisará contratar especialista que conheça o modelo que você quer comprar. Caso não seja um profissional certificado, você correrá um alto risco de perder dinheiro e tempo por alguém que não conhece o que está fazendo.

Tenha consciência de que nada é perfeito e que pequenos defeitos são comuns. Lembre-se, você está comprando um carro antigo, aquela relíquia dos seus sonhos. Use eventuais problemas como poder de barganha na hora de negociar o preço.

Pronto para realizar o seu sonho?

Agora que você conhece nossas dicas para comprar um carro antigo está na hora colocá-las em prática. Certamente, com estas informações você minimizará as chances de fazer um mal negócio e irá comprar o carro antigo do seu sonho com muito mais confiança.

Aproveite e entre em contato com nossos especialistas que estão prontos para oferecer a melhor solução na compra de um carro antigo.

Murillo Cerchiari

Hoje trabalho com o que eu mais gosto e me dedico inteiramente a realizar sonhos desses apaixonados por carros clássicos.

Receba carros antigos e novidades no seu email.